sábado, 7 de março de 2009

“Bandas e fanfarras”
Contexto histórico.
banda mirim .

Quando começo a falar de banda mirim sinto-me mais à vontade para elogiar esta cultura tão amável que é a musica, pois em tão poucas cidades valorizam este trabalho que não é fácil, mais é possível. Desde já Agradeço minha cidade São Bernardo do campo, por conceder o espaço para trabalharmos com banda mirim e fanfarra, seja no centro da cidade ou nas comunidades mais distante,o mais importante é levar até crianças e adolescentes essa cultura que não se pode esquecer. A música, a arte, o artesanato e toda a cultura que nos ensinaram no passado temos que passar para os mais jovens.

Conjunto de banda é exatamente, um conjunto de músicos que executam Instrumentos de metal e de percussão, pois é utilizado no serviço militar e civil ; È também o mesmo que fanfarra ou charanga.
Histórico sobre o surgimento da “fanfarra”

Fanfarra completa.

A Fanfarra é um órgão muito importante dentro das escolas , seja do estado ou municipal ; vale mostra para os alunos essa cultura maravilhosa, Fanfarra origina-se no francês por fanfare ,que é um tipo de banda musical inicialmente composta por instrumentos de sopro e metal. que com passar do tempo foi encorpados outros estilos, como marcial para exibição publica. Fanfarra hoje, é como antigamente chamava os toques de trompas e clarins , para que as cavalarias do exercito,e as bandas marciais seguissem os desfiles cívicos . Fanfarra é um órgão composto por harmonia , ritmo , postura e a marcha. Com estas características a mesma torna-se completa e real; Muitos querem passar essa cultura, mas não têm conhecimento suficiente para ensinar e instruir alunos.
Postura da Fanfarra original.

No Brasil, as fanfarras se posicionam de modo diferente dos outros paises, os instrumentos de metais e de portes maiores são posicionados na frente da fanfarra ,e os tambores atrás. Nos países Orientais as (Charangas) como são chamadas posicionam de modo mais clássico, com instrumentos de percussão a frente e os metais mais atrás .
Obs:

No meu modo de pensar a fanfarra deve posicionar-se de modo bem mais clássico como,os instrumentos de percussão a frente e os metais na parte de tras, assim fica com a designação mais moderna .

Fanfarra simples.

A Fanfarra simples tem outras características ,como ela pode ser simples desde que cumpra as regras de posicionamento e instrumental pode ter em seu quite de instrumentos as cornetas lisas pois é para fanfarra simples. Ela só se prepara quando está próximo a desfilar ou a se apresentar, pois feito assim, esta não esta preparada realmente para ser uma fanfarra .

Quando surgiu a primeira fanfarra?

Desde a Grécia Antiga Já se ouvia falar, de soldados frontais que por respeito ao seu batalhão e sua descendência , queriam guerrear por sua pátria.
A primeira guerra que a Alemanha enfrentou, saiu com a vitória, pois o maior segredo, estava a frente do seu batalhão. Soldados com seus instrumentos de guerra marchavam a frente do exército, Esse era um uso diário nos exércitos que os soldados estavam destinados a música . O governo vendo que isto era bom, investiu mais neste projeto. Depois de muito tempo se formou uma fanfarra completa. Por volta dos anos mil oitocentos e sessenta e nove a fanfarra tomou características bem mais nobres, que hoje estão melhorando ainda mais .
A primeira fanfarra surgiu no ano de 1879 aproximadamente quando o exército da Europa se preparava para uma grande batalha ;quando um soldado europeu tocava uma música em seu próprio escudo ; Seu general pediu rapidamente que preparassem instrumentos de couro e latões ,com o objetivo de entrarem na batalha tocando aquela música. Foi aí que surgiu a fanfarra marcial .

Objetivo maior .

“O objetivo maior é fazer chegar até as crianças distantes da cidade, que não têm uma idéia do que é o mundo e não conseguem identificar o mundo atual que estamos vivendo ,com a música , com palestras, e teatros conseguimos refletir seus intelectuais e mostrar á elas o lado certo que a vida nos dá e nos permite.
A música é a arte de se apresentar de diversas maneiras. Por exemplo: Ela é universal, tem seus meios e modos de trabalho.
Qual é á finalidade para os alunos neste projeto?

Esse projeto tem por finalidade mostrar como são usados os instrumentos na escola ,È bom que toda criança tenha um contato com instrumentos desde a pré-escola e nas series iniciais deve-se dar continuidade a esse trabalho considerando a idade das crianças 7 a 10 anos, convém trabalhar pelo aperfeiçoamento musical .
O ensino da fanfarra nesta idade é especialmente interessante para ajudar no desenvolvimento da criança e torna´la mais ativa.






MATERIA DESCRITA EM: 14-5-2007


POR: DAVID KLIPPEL


CARGO:ORGANIZADOR DE eventos e instrutor de fanfarra ”





!!! Muita música galera!!!”

4 comentários:

  1. na minha cidade tem uma fanfarra só q recebemos apoio zero das auttoridades da cidade eles só lembram da gente quando temos q levar o nome deles para as cidades a fora! e graças a eles o sonho do campeonato acabou mas se Deus quizer em 2010 vamos voutar com toda a força e disposiçao de sempre para brilhar e mostrar a todos q nada nem ninguem ira impedi nossos sonhos!
    muita musica pra vc!
    bejinhus!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou formando um projeto de criação de tambores com material reciclavel,gostaria de muito que mi dessem dicas,metodos,ou pessoas experientes no assunto.Muito obg,e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo jabira ,se vc tem em mente montar esse tipo de projeto,saiba que não é facil vai precisar de muito "sangue nos olhos" pra tocar o barco mas,não desista pois ja trabalho com esse tipo de projeto a 5 anos .veja os sites na net de confeccção de instrumentos e musicalização.

    ResponderExcluir
  4. Queria agradecer por ter montado este contexto histórico, e parabenizar pela iniciativa do projeto apesar de já se terem passados quase dez anos da sua publicação, enfim, me ajudou bastante e vou utilizar algumas partes para minha mostra folclórica sobre os desfiles...

    ResponderExcluir