quinta-feira, 12 de março de 2009

fotos das antigas

segunda-feira, 9 de março de 2009

Fotos de bandas, fanfarras e balizas.


Fanjogonça mais do que nunca sempre linda


isso fez motivar a nossa escola ha nunca desacreditar do que somos capazes parabéns galera de 2005 ate 2009 aguentando as cobranças de seu grande amigo David Klippel ,um grande abraço a todos que por aqui fizeram valer suas presenças marcadas.




















Fanfarra da Emeb Italo damiane no ano de 2007 com David Klippel Instrutor.






Balizas é assim






Essa meninas me deixam saudades,,,






Fala serio eu David Klippel com a Dr.Tereza do Baeta Neves no ano de 2008 Apos a Apresentação da Fanfarra.











banda alcina dantas feijão de São Caetano do sul.




Matéria: A baliza é a principal arma que pode ser usada nos campeonatos e desfiles ?

Sim!

Porquê?


Bem, imagine você em um carro sem motorista, ele fica sem direção, sem rumo não é? Assim é uma banda ou uma fanfarra sem a baliza, ela não tem graça, fica sem vida .




Esta Fanfarra está sem a sua principal baliza.

"Fanjogonça"

domingo, 8 de março de 2009

Fotos de Fanfarras


Fanesbane uma fanfarra que vem se tornando, cada dia, mais que uma fanfarra, uma familia amavel que nos vem trazendo alegrias.


Fanjogonça faz apresentação na primeira mostra cultural do bairro J Represa em São Bernardo do Campo, realizamos por amor a nossa comunidade, é importante mostrar a nossa cultura, postura, cadencias e marchas.


no ano de 2007 quando a nossa cidade são bernardo valorizava as fanfarras nos desfiles em comemoração dos cortejos da cidade. Essa fanfarra é a FAnjogonça.


Olha essa fanfarra com apenas 118 alunos na avenida sendo 45 fanfarra 7 balizas e os outros alunos marchando com sua oportunidade de receber um ponto de participação pelos professores.


Essas balizas ficara na historia da nbossa fanfarra pois a cada ano se renovam os alunos e cada ano mais alunos que tem vontade de participar participa com amor e carrinho pela escola o qual eles representão.FAnjogonça.


Esta Fanfarra e a Emeb Italo Damiane em Taquaquecetuba 2007, foi o ano em que realizei junto a diretora Ilda um trabnalho bem legal desenvolvendo o talento de cada criança.



A Fanfarra e a Arte deve sempre estar junta como mostra a Imagem
esta fanfarra é fanjoGonça Dr.José Gonçalves.

sábado, 7 de março de 2009

Por onde já passei?





Bem, estive por vários lugares desta minha cidade, trabalhei com inúmeros profissionais, os quais me deram uma das maiores oportunidades em toda minha trajetória. Um certo dia, um desses meus amigos, que foi o meu instrutor me disse que eu deveria seguir os meus próprios caminhos, pois segundo ele eu estava sabendo demais, e já estava atrapalhando o seu trabalho.

Foi por esse motivo que comecei a desenvolver este tipo de trabalho, em parte eu estava louco pra ter uma fanfarra pra ensinar, já com tudo isso que aconteceu fiquei feliz, ainda assim estava chateado, pois sabia que aquele instrutor não viria me ajudar.


Bem, dito e feito, o tempo passou. Fui atrás deste meu velho amigo, bati à porta e disse a sua mulher: _Oi o meu colega está aí? Ela me respondeu:_Sim, vou chamar. Eu disse que estava tudo bem. Quando ele apareceu eu perguntei como ele estava. Respondeu-me que estava bem e me perguntou que me trazia ali. Respondi que seria rápido, e que precisava de um favor. Em seguida questinou em que poderia me ajudar. Pedir encarecidamente para me dar algumas orientações sobre fanfarra, pois estova com uma fanfarra e queria saber mais sobre este assunto pra passar para os alunos. Ele me deu uma negativa, dizendo que sentia muito, e que suas partituras estavam com o seu axciliar. Me dando também a autorização de pega-las quando eu tivesse oportunidade. Não era nada fácil vê-lo, então percebí realmente que ele não estava disposto a me ajudar. Pensei em acessar algumas informações na internet, foi onde que encontrei um amigo de verdade.

No ano de 1998 eu era aluno de um escola estadual em meu município, a E. E. Dr. José Gonçalves. Comecei a estudar no período noturno, um dos meus professores pediu pra buscar umas folhas na direção, sem muito perguntar fui. Chegando ao antigo grêmio notei que havia vários instrumentos guardados lá.







Voltei pra sala e perguntei ao meu professor sobre esse fato que tinha notado, ele era o coordenador da escola da familia na época. Começamos a conversar a respeito do devido assunto quando deu o intervalo. Ele disse para irmos à direção, e eu concordei. Ao chegar lá conversamos com a atual diretora, que concluiu que eu poderia começar a dar aulas aos sábados pra a fanfarra. Fiquei muito feliz com essa atitude do meu professor. Tenho muito o que agradecer a ele. Isso de fato ficou marcado na minha memória.

No ano de 2000 comecei a gostar mesmo de fanfarra, fui me preparar! Eu nunca gostei de estudar mais a música entrou em meu celebro foi ate divertido pra mim,rsrsrrssr.
passado dois anos eu comecei a frequentar outras escolas que tinha este projéto, sei que passaram quatro anos, E eu comecei a desfrutar deste trabalho maravilhoso .











Hoje trabalho com varias escolas maravilhosas. que visam o melhor para os alunos neste projéto.



Tenho dois anos de trabalho com Emebs escolas municipais.



A Emeb Itálo Damiane e Emeb António dos Santos Farias .



Também tenho trabalhado muito com as estaduais que representão muito nos desfiles,



No ano de 2005 desfilei com a escola Dr. José Gonçalves, foi minha estreia como instrutor.



Em 2006 novamente estava eu com a mesma escola, foi muito importante pra mim pois ja estava sendo observado pelos especialistas neste tipo de trabalho.



Em 2007 conquistei duas escolas a mais, Participei dos desfiles e das festividades das escolas eram conhecidas a tradicional a Escola Dr. Baeta neves que tinha a velha banda mirim da cidade, também a escola Dr. José Gonçalves que pelo terceiro ano concecutivo estava lá, e a emeb Italo Damiane de taquaquecetuba que foi maravilhosso trabalhar neste setor pois é uma escola longe da cidade e muito carente , mais muito amiga dos professores.



Em 2008 foi mais uma conquista pois estava eu com varias escolas e tinha muito trabalho a dessenvolver ao longo dos anos eu tinha varias escola pra desfilar no mesmo dia. que eram as:

E. E. Dr. José Gonçalves de andrade Figueira



E. E. Dr.Baeta Neves



E. E. Prof ª Vilma Apparecida anselmo Silveira



Emeb Antonio dos Santos Farias



Assim Fechei o ano de 2008 e agora tenho muito chão pela frente,,,pode contar nos dedos este ano tem muito trabalho pra se realizar juntos neste brasil.

“Bandas e fanfarras”
Contexto histórico.
banda mirim .

Quando começo a falar de banda mirim sinto-me mais à vontade para elogiar esta cultura tão amável que é a musica, pois em tão poucas cidades valorizam este trabalho que não é fácil, mais é possível. Desde já Agradeço minha cidade São Bernardo do campo, por conceder o espaço para trabalharmos com banda mirim e fanfarra, seja no centro da cidade ou nas comunidades mais distante,o mais importante é levar até crianças e adolescentes essa cultura que não se pode esquecer. A música, a arte, o artesanato e toda a cultura que nos ensinaram no passado temos que passar para os mais jovens.

Conjunto de banda é exatamente, um conjunto de músicos que executam Instrumentos de metal e de percussão, pois é utilizado no serviço militar e civil ; È também o mesmo que fanfarra ou charanga.
Histórico sobre o surgimento da “fanfarra”

Fanfarra completa.

A Fanfarra é um órgão muito importante dentro das escolas , seja do estado ou municipal ; vale mostra para os alunos essa cultura maravilhosa, Fanfarra origina-se no francês por fanfare ,que é um tipo de banda musical inicialmente composta por instrumentos de sopro e metal. que com passar do tempo foi encorpados outros estilos, como marcial para exibição publica. Fanfarra hoje, é como antigamente chamava os toques de trompas e clarins , para que as cavalarias do exercito,e as bandas marciais seguissem os desfiles cívicos . Fanfarra é um órgão composto por harmonia , ritmo , postura e a marcha. Com estas características a mesma torna-se completa e real; Muitos querem passar essa cultura, mas não têm conhecimento suficiente para ensinar e instruir alunos.
Postura da Fanfarra original.

No Brasil, as fanfarras se posicionam de modo diferente dos outros paises, os instrumentos de metais e de portes maiores são posicionados na frente da fanfarra ,e os tambores atrás. Nos países Orientais as (Charangas) como são chamadas posicionam de modo mais clássico, com instrumentos de percussão a frente e os metais mais atrás .
Obs:

No meu modo de pensar a fanfarra deve posicionar-se de modo bem mais clássico como,os instrumentos de percussão a frente e os metais na parte de tras, assim fica com a designação mais moderna .

Fanfarra simples.

A Fanfarra simples tem outras características ,como ela pode ser simples desde que cumpra as regras de posicionamento e instrumental pode ter em seu quite de instrumentos as cornetas lisas pois é para fanfarra simples. Ela só se prepara quando está próximo a desfilar ou a se apresentar, pois feito assim, esta não esta preparada realmente para ser uma fanfarra .

Quando surgiu a primeira fanfarra?

Desde a Grécia Antiga Já se ouvia falar, de soldados frontais que por respeito ao seu batalhão e sua descendência , queriam guerrear por sua pátria.
A primeira guerra que a Alemanha enfrentou, saiu com a vitória, pois o maior segredo, estava a frente do seu batalhão. Soldados com seus instrumentos de guerra marchavam a frente do exército, Esse era um uso diário nos exércitos que os soldados estavam destinados a música . O governo vendo que isto era bom, investiu mais neste projeto. Depois de muito tempo se formou uma fanfarra completa. Por volta dos anos mil oitocentos e sessenta e nove a fanfarra tomou características bem mais nobres, que hoje estão melhorando ainda mais .
A primeira fanfarra surgiu no ano de 1879 aproximadamente quando o exército da Europa se preparava para uma grande batalha ;quando um soldado europeu tocava uma música em seu próprio escudo ; Seu general pediu rapidamente que preparassem instrumentos de couro e latões ,com o objetivo de entrarem na batalha tocando aquela música. Foi aí que surgiu a fanfarra marcial .

Objetivo maior .

“O objetivo maior é fazer chegar até as crianças distantes da cidade, que não têm uma idéia do que é o mundo e não conseguem identificar o mundo atual que estamos vivendo ,com a música , com palestras, e teatros conseguimos refletir seus intelectuais e mostrar á elas o lado certo que a vida nos dá e nos permite.
A música é a arte de se apresentar de diversas maneiras. Por exemplo: Ela é universal, tem seus meios e modos de trabalho.
Qual é á finalidade para os alunos neste projeto?

Esse projeto tem por finalidade mostrar como são usados os instrumentos na escola ,È bom que toda criança tenha um contato com instrumentos desde a pré-escola e nas series iniciais deve-se dar continuidade a esse trabalho considerando a idade das crianças 7 a 10 anos, convém trabalhar pelo aperfeiçoamento musical .
O ensino da fanfarra nesta idade é especialmente interessante para ajudar no desenvolvimento da criança e torna´la mais ativa.






MATERIA DESCRITA EM: 14-5-2007


POR: DAVID KLIPPEL


CARGO:ORGANIZADOR DE eventos e instrutor de fanfarra ”





!!! Muita música galera!!!”

bandas e fanfarras


Eu David Klippel sou simples mais um guerreiro que batalha para sobreviver , sou músico, trabalho no ramo tenho muitas vitórias alcansada ao longo dos anos, sou instrutor de fanfarras e mestre de bandas fui campeão pela escola estadual Dr. Mauricio Antunés, da minha cidade no ano de 1998. Minha vida é sempre inovar o que ficou esquecido pela nova geração.