segunda-feira, 7 de junho de 2010

bandas fanfarras balizas

Ola Galera do ABC, quero convidar todos vocês que ama as nossas fanfarras e bandas de São Bernardo do Campo, no dia 19 de junho a "fanfraep" Fanfarra Francisco Emygdio vai se apresentar na festa junina da escola, compareça lá você que quer ajudar a nossa fanfarra, comprando as delicias que vai ter lá para degustar e apreciar, venha não perca estamos te aguardando você papai, mamae, vovô, vovo,amigos e amigas, etc...

terça-feira, 1 de junho de 2010

comportamento expecifico para bandas e fanfarras.

1º passo.

ORDEM UNIDA
A ordem unida é um termo de origem militar , foi adotado para o uso continuo nas bandas e fanfarras, todas as cadencias militares, pois no inicio da decáda de 20; os militares que ia se aposentando na area militar, começaram a desenvolver os grupo de fuzilheiro namais, corporações musicais com muita percussão e outros, e assim foi dando origem as famosas charangas que hoje é as nossas fanfarras.
Com toda essa modernização por volta de decáda de 50 começou a ser vigorado os mesmos procedimentos da formação militar, por exemplo: os gritos era muito ultilizado, hoje mais não, os dobrados de cornetas ainda uzado nos dias atuais, e as cadencias em geral que vamos citar abaixo cada uma delas e o porque.

GARBO
Compreende a postura correta, o que significa o tronco ereto com o peito saliente, o abdome retraido,os ombros para trás, a cabeça ereta, e o olhar na horizontal.

MARCHA
podemos notar que a marcha nada mais é do que andar em cima de um ritmo ou de uma cadencia sendo execultada, com o ponto forte dela, a batida do pé em cima do compasso, sendo assim ela pode marchar ate o local predestinado para sua apresentação ou para o inicio do desfile.

ROMPIMENTO
O rompimento da marcha é execultado com o pé esquerdo na origem militar já nas fanfarras ultilizamos com o pé direito.

CADÊNCIA
O ideal é que seja dado 120 passos por minuto, assim é uma cadência correta.

ALINHAMENTO
È verificado no sentido lateral da banda ou fanfarra, com cada componente um ao lado do outro rigorazamente, olhos para o mesmo sentido e ombros na mesma linha de posissionamento.

COBERTURA
È verificada no sentido de profundidade, estando os alunos um atrás do outrolevando a mão direita para o ombro da que esta ha sua frente fazendo a cobertura, rigorasamente, isso deve acontecer em todos os momentos; seja no ensaio ou em apresentação mantendo a mesma distancia sempre. o que esta atrás olha somente a nuca do que esta adiante dele.

Essas orientações são de suma importancia para cada instrutor de fanfarra ou mestre de banda.

David Klippel de Souza, mestre de bandas, Instrutor de Fanfarras.